terça-feira, 2 de agosto de 2011

como escolher um shihtzu

Shih Tzu – Como escolher um filhote



Ano após ano, aumenta o número de pessoas que escolhem o Shih Tzu como cão de estimação.
Popularizando-se no Brasil desde o início dos anos 90, foi no final daquela década e no decorrer da atual que a raça passou a alavancar admiradores de forma mais significativa. Em 2002, tornou-se o 10º cão do País em quantidade de filhotes nascidos e registrados. Em 2003, saltou para a 6º posição. Em 2004, para a 3º. Em 2005, última data com dados disponíveis, já ocupava a 2º, permanecendo abaixo apenas do Yorkshire. Contabilizou 7.844 exemplares, acumulando 8% dos cães de raça que nasceram e receberam pedigree naquele ano.
shihtzu_filhote_capa
.
Você já sabe que o que tamanho representa: mais acasalamentos mal planejados sendo promovidos e, conseqüentemente, mais exemplares atípicos no mercado. A verdade é que nunca foi tão difícil adquirir um Shih Tzu de qualidade no Brasil. “O nível da criação vem caindo muito nos últimos anos”, afirma o criador Eduardo Teixeira, do Rio de Janeiro.
Por isso, se você está em busca de um cão típico, que se enquadre no padrão da raça de forma satisfatória, acompanhe o Certo x Errado do Shih tzu em idade de compra e aprenda a identificar suas características corretas e seus desvios mais comuns. E lembre-se: dê preferência a criadores de destaque que se mostrem comprometidos com o aprimoramento racial.
Consultores:
Eduardo Teixeira e José Luiz Barros criam Shih Tzu há 17 anos e têm 13 exemplares adultos. O canil deles (Prime Moon, do Rio de janeiro) foi o 3º melhor da raça pelo ranking 2006 da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Pertence ao canil dos criadores o melhor Shih Tzu do ranking, também consagrado 2º melhor cão de todas as raças.
Jorge Felipe Abud Jr. Cria Shih Tzu há 4 anos e tem 19 exemplares adultos. Seu canil (Vale do Rio Grande, de Uberaba, MG) foi o melhor da raça pelo ranking CBKC 2006.
Regina Lúcia Perrone cria Shih Tzu há 19 anos e tem 16 exemplares adultos. Seu canil (Pardéllas, do Rio de Janeiro) foi o 2º melhor da rça pelo ranking CBKC 2006 e produziu o melhor Shih Tzu de criação nacional.

.

CERTO X ERRADO

.

APARÊNCIA GERAL

CERTO

Aparência Retangular
shihtzu_aparencia_certo O Shih Tzu é pequeno, mas robusto. Tem ossatura e musculatura bem desenvolvidas. Seu formato corporal é ligeiramente retangular. O padrão da Federação Cinológica Internacional (FCI) apenas menciona que a medida da cernelha até a raiz da cauda supera a altura da cernelha, mas não especifica o quanto. A criação, porém, considera ideal que seja em torno de 10%.

.

.

.

ERRADO

Formato Quadrado
shihtzu_aparencia_errado1
O comprimento do tronco apresenta praticamente a mesma medida da altura na cernelha. O cão parece pernalta. Também é desvio o cão excessivamente retangular, cujo comprimento do tronco supera a altura em 20% ou mais. Nesse caso, o exemplar parece ter pernas curtas demais.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus país.
Como tratar: não há tratamento.

.

.

.

CABEÇA

CERTO

Cabeça Larga e Redonda
shihtzu_cabeca_certoshihtzu_cabeca_certo2
A cabeça do Shih Tzu é larga e redonda. O topo do crânio é abobadado assim como a testa quando vista de perfil. O stop (ângulo de encontro entre focinho e testa) é marcado. O focinho é largo, quadrado, curto (para o adulto estabelece-se a medida de aproximada, do nariz ao stop, de 2,5 cm) e com linha superior reta ou ligeiramente inclinada na ponta. Ou seja, levemente virada para cima.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

ERRADO

Cabeça Leve
shihtzu_cabeca_errado
A cabeça é menor e mais estreita que o ideal.

.

.

.

.

.

.

.

.

ERRADO

Cabeça Plana
shihtzu_cabeca_errado2
O topo da cabeça e a testa, em vez de abobadados, são planos. É a chamada cabeça “flat”.

.

.

.

.

.

.

.

ERRADO

Focinho Comprido
shihtzu_cabeca_errado3
O focinho é comprido demais. Também são desvios focinho exageradamente curto (pode gerar problemas respiratórios e de mordedura), linha superior do focinho arqueada ou muito virada para cima e stop pouco marcado.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.
.

.

ORELHAS

CERTO

Com Inserção Relativamente Baixa
shihtzu_orelha_certo
As orelhas são grandes, pendentes e inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

ERRADO

Orelhas Com Inserção Alta
shihtzu_orelha_errado
As orelhas são inseridas no topo do crânio. O desvio é chamado de “orelhas de coelho”.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.
.

.

.

.

OLHOS

CERTO

Olhos Grandes e Redondos
shihtzu_olhos_certo
Os olhos são grandes, redondos, inseridos frontalmente e bem separados um do outro. Não devem ser excessivamente proeminentes e, vendo-se o cão de frente, o branco dos olhos (esclerótica) não pode ser visível. Os olhos são escuros, mas, em exemplares de pelagem fígado ou manchada de fígado, podem ser mais claros. Isso é, acompanhando o tom da pelagem.

.

ERRADO

Olhos Amendoados
shihtzu_olhos_errado
Os olhos são amendoados e inseridos obliquamente (de forma mais lateral em vez de frontal).

.

.

.

.

.

ERRADO

Olhos muito Proeminentes
shihtzu_olhos_errado2
Os olhos são excessivamente saltados. Geralmente, essa característica está associada a outro desvio: a esclerótica visível quando o cão nos olha de frente.
Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

.

.

.

NARIZ

CERTO

Nariz escuro
shihtzu_nariz_certo
O nariz (trufa) é preto ou, nos Shih Tzus de pelagem cor de fígado ou manchada de fígado, marrom. Alguns filhotes já nascem com o nariz pigmentado. Em outros, a pigmentação se completa nas primeiras semanas ou no máximo até os 3 ou 4 meses de vida. De qualquer forma, aos 60 dias de idade, a pigmentação já deve ocupar pelo menos 80% do nariz.

.

ERRADO

Nariz Pigmentado
shihtzu_nariz_errado
Considerando-se filhotes de 60 dias em diante, o nariz apresenta áreas de despigmentação (rosadas) superiores a 20%.
Qual a causa: herança genética, embora a falta de exposição ao sol possa ter influência.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais e com banho de sol leve e regular.
Como tratar: em certos casos, exposição regular ao sol pode amenizar ou até mesmo eliminar o desvio.

.

MORDEDURA

CERTO

Mordedura Prognata ou em Torquês
shihtzu_mordedura_certo
A mordedura do Shih Tzu pode ser em torquês (incisivos superiores e inferiores se fecham alinhados em pinça) ou, como na foto, prognata inferior (incisivos inferiores se fecham à frente dos superiores). Embora o padrão FCI não estabeleça o grau desse prognatismo, a criação considera ideal quando os incisivos inferiores ultrapassam os superiores em no máximo cinco milímetros. Vale lembrar que a mordedura pode se modificar com a troca dos dentes, que tem início entre o 3º e 4º mês de vida do cão.

ERRADO

Mordedura Excessivamente Prognata
shihtzu_mordedura_errado
Os incisivos superiores se fecham muito á frente dos superiores. Em decorrência disso, o cão, mesmo com a boca fechada, mantém expostos os dentes e as vezes até a língua.
Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais
Como tratar: em certos casos, aparelhos ortodônticos podem amenizar ou mesmo eliminar o desvio. Para exemplares de exposição ou usados na procriação, o recurso é considerado antiético.

.

LINHA SUPERIOR

CERTO

Linha Superior Paralela ao Solo
shihtzu_linha_superior_certo
A linha superior do Shih Tzu é reta e paralela ao solo. Cauda e pelagem geralmente escondem a região, o que dificulta a análise visual. O ideal é avaliar o cão pelo toque.

.

.

.

.

.

.

ERRADO

Linha Superior Carpeada
shihtzu_linha_superior_errado A linha superior tem um arco para cima. O desvio é chamado de linha superior arqueada ou carpeada. Também é desvio a linha superior selada. Isso é, com um arco para baixo.
Qual a causa: no filhote de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação inadequada e falta de exercício também possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais (fêmeas matrizes, não raro, apresentam linha superior selada não de origem genética, mas sim, devido às gestações), com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ERRADO

Linha Superior Ascendente
shihtzu_linha_superior_errado2
A linha superior ascendente da cernelha em direção à garupa. Também é desvio a linha superior descendente. Ou seja, inclinada para baixo da cernelha em direção à garupa.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

.

.

.

.

.

ANTEPEITO

CERTO

Antepeito bem Desenvolvido
shihtzu_antepeito_certo
O antepeito é amplo o bastante para manter as perna dianteiras devidamente afastadas.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

ERRADO

Antepeito Estreito
shihtzu_antepeito_errado
O antepeito é pouco desenvolvido, tornando as pernas dianteiras próximas demais uma da outra.
Qual a causa: no filhote de 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício também possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios. Para isso, busque auxílio veterinário.

.

.

PERNAS POSTERIORES

CERTO

Pernas Posteriores paralelas
shihtzu_pernas_posteriores_certo
As pernas posteriores são curtas, retas, paralelas entre si, musculosas e com boa ossatura. Embora o padrão não especifique, deve ser moderadamente anguladas. Isto é, vendo-as de perfil, a articulação do joelho e a do calcanhar deve ser nítida, mas não muito acentuadas.

.

.

.

ERRADO

Jarretes de Vaca
shihtzu_pernas_posteriores_errado
Os jarretes (calcanhares) convergem, e os pés se voltam para os lados.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, excesso de pêlo entre os dedos, unhas compridas e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercícios leves regulares, com manutenção do cão em piso escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos aparadas.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio mantendo o cão em piso não escorregadio aparando suas unhas e a pelagem entre os dedos e oferecendo dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ERRADO

Posteriores Fracos
shihtzu_pernas_posteriores_errado2
As pernas posteriores são menos musculosas que o ideal e, por isso, também ficam próximas demais uma da outra.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercícios leves regulares.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio oferecendo dieta exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

.

PERNAS ANTERIORES

CERTO

Anteriores Retos
shihtzu_pernas_anteriores_certo
As pernas anteriores são curtas, retas, paralelas entre si, musculosas e com boa ossatura.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

ERRADO

Anteriores com Pés para Fora
shihtzu_pernas_anteriores_errado
As pernas anteriores, apesar de paralelas do cotovelo ao punho, apresentam pés virados para fora. Também são desvios as pernas em “x”. Isso é, quando elas convergem do cotovelo aos punhos, e os pés se voltam para fora.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, unhas e pelagem entre os dedos não aparadas e/ou a falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercício leve regular, com manutenção do cão em piso não escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos aparadas.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio mantendo o cão em piso não escorregadio, aparando suas unhas e a pelagem entre os dedos e proporcionando dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

.

PÉS

CERTO

Pés Redondos
shihtzu_pes_certo
Os pés dianteiros e traseiros são redondos e têm dedos arqueados e rentes uns aos outros.

.

.

.

.

ERRADO

Pés Espalmados
shihtzu_pes_errado
Os pés apresentam dedos espaçados e não arqueados. Na foto, exemplar tosado para mostrar adequadamente o desvio.
Qual a causa: em filhotes de até quatro meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, unhas compridas, pelagem entre os dedos não aparada e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercício leve regular, com manutenção do cão em piso não escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos e proporcionando dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

.

CAUDA

CERTO

Cauda em Alça
shihtzu_cauda_certo
A cauda é inserida alta e portada em forma de alça de xícara. Ou seja, faz um arco em direção às costas e sua ponta encosta nelas. A altura da cauda é aproximadamente a mesma do topo do crânio.

.

.

ERRADO

Cauda Ereta
shihtzu_cauda_errado
A cauda é portada verticalmente, sem que a ponta encoste nas costas. É a chamada “cauda em bandeira”.
.

.

.

.

.

ERRADO

Cauda Deitada
shihtzu_cauda_errado2
A cauda é totalmente deitada sobre as costas.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.
.
.
Nota da redação: 1) Para efeitos ilustrativos, alguns dos itens apontados como errados foram simulados nos cães fotografados durante a produção ou por manipulação de imagem. 2) Em alguns itens, na falta de filhotes de até 4 meses de idade que os retratassem adequadamente, optamos por utilizar exemplares mais velhos a fim de não suprimir a informação. 3) Para melhor ilustrar certos itens, alguns cães foram toados ou penteados de forma a realçar os contornos corporais. 4) Não é possível garantir que as características físicas do filhote não sejam modificadas no decorrer do seu desenvolvimento, seja para melhor ou para pior.
Agradecimentos aos entrevistados e também aos criadores César Moscoso (canil Lake Buena Vista), Diogo Ortiz (canil Little Crystal) e José Domingos Ribeiro (canil Real Fellow) pelo auxílio na produção fotográfica. Coordenação de imagem: Ângela Finocchiaro. Coordenação geral, reportagem e texto: Flávia Soares. Revisão técnica (intermediada por Fábio Bense): Completa: – feita por Hilda Drumond e pelos criadores citados no quadro Os Consultores.
Fonte: Revista Cães & Cia

Popularidade do texto: 20%

Nenhum comentário:

Postar um comentário