terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cores de shih tzu

Shih Tzu: Cores da Raça

Preto e Branco:

black_and_white

É a coloração mais comum.
As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Essas cores representam o Yin (Preto) e Yang (White). Estas duas energias trabalham juntas para que tudo aconteça. Assim, mantendo o mundo em equilíbrio.

Preto Sólido:

solid_black
As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos.

Dourado e Branco:

gold_white_big

É a segunda coloração mais comum.
As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Pode apresentar vários tons de creme, dourado claro ou dourado escuro. Pode ser preto e branco ao nascer, e depois de alguns dias a nova cor parece emergir, e o dourado escuro fica mais e mais perceptível. O dourado claro já se percebe a côr dourada no momento do nascimento.

Dourado Sólido:


black_mask_gold

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Pode apresentar vários tons de creme, dourado claro ou dourado escuro.

Dourado com Máscara Preta:

black_mask_gold
As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Possui o Black tipping (listras escuras nos olhos e orelhas).

Vermelho e Branco:

red_whitebig
As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. As tonalidades podem variar do laranja ao mogno vermelho.
 

Fígado e Branco:

liver_and_white


O que determina que o exemplar é fígado são as alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) que são da côr fígado. A pele e pêlo do exemplar fígado não pode apresentar pigmento preto. Podem apresentar olhos claros, devido à um pigmento que possui a mais, os exemplares fígados escuros tem aparência de fígado e os exemplares fígados mais claros, podem ser um creme.

Fígado Sólido:

solid_liver


O que determina que o exemplar é fígado são as alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) que são da côr fígado. Podem apresentar olhos claros, devido à um pigmento que possui a mais. Os sólidos podem apresentar uma cor branca no peito, patas, barriga e alguns poucos traços de branco.

Azul e Branco:


blue_and_white

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são azul-acinzentados. A pele é azul e o pêlo branco e dourado, normalmente uma pequena mancha azul que o diferencia do creme. Apresentam olhos cinza claro, pois nestes exemplares falta um gene necessário para a cor preta.

Azul Sólido:

As alíneas (nariz, contorno dos olhos, lábios) serão um roxo ou azul (cor de berinjela). Ao nascimento são negros, pode demorar até 8 meses para a coloração mudar para o azul.
 

Prata e Branco:


silver_white

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Prata é uma cor acizentada. O Prata verdadeiro aparece no filhote desde o nascimento. No entanto, é raro ver filhotes pratas ao nascer.Os pais que carregam o gene azul, também podem ter uma ninhada prata.Shih Tzus que nascem com qualquer côr, podem virar prata à medida que envelhecem.

Prata Sólido:

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Geralmente nascem com a coloração azul prata. Existem em diferentes tonalidades de Prata.
 

Blindle e Branco:


brindle_and_white


As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Brindle é uma mistura de três cores normalmente ouro, fígado e preto.

Brindle Sólido:

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Brindle é uma mistura de três cores normalmente ouro, fígado e preto. Pode nascer preto e mudar com o tempo.


Segue abaixo uma pequena, mas muito útil, explicação sobre cores do Shih Tzu.

Os Shih Tzus podem ser classificados conforme o pigmento da pele, e não somente pela côr da pelagem. Uma maneira fácil é verificar a côr do pigmento da pele através da trufa (focinho).
*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da côr Fígado (nos exemplares Fígado); A pele e pêlo do exemplar fígado não pode apresentar pigmento preto. Podem apresentar olhos claros, devido à um pigmento que possui a mais, os exemplares fígados escuros tem aparência de chocolate e os exemplares fígados muito leves, podem ser quase um creme.
*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da côr Azul meio acinzentado (nos exemplares Azuis); A pele é azul e o pêlo branco e dourado, normalmente uma pequena mancha azul que o diferencia do creme. Apresentam olhos cinza claro, pois nestes exemplares falta um gene necessário para a cor preta.
*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são Pretos (nos exemplares Dourados, Marrons, Chocolates, Vermelho e Preto); É uma das colorações mais COMUNS, apresenta vários tons de creme, dourado claro, dourado escuro.
 
- Pode ser preto e branco ao nascer, e depois de alguns dias a nova cor parece emergir, o dourado escuro.
- O dourado claro já se percebe a côr dourada no momento do nascimento.
- O dourado com mascára preta possui listras escuras nos olhos e orelhas.
- As tonalidades do vermelho podem variar do laranja ao mogno vermelho.
Quanto à coloração da pelagem, podem ser: * Particolores; * Tricolores; * Sólidos.
astc_shihtzus2

Mais importante que escolher a côr de um Shih Tzu, é escolher um exemplar saudável, dentro dos padrões da raça em estrutura e temperamento!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário